História

Informações antigas sobre as historias das bebidas, dos drink's e dos proprios barmans e seus bares.

Videos

Veja os mais diversos estilos classicos e freestyle, muitas video receitas exclusivas e reportagens.

Receitas

Receitas oficiais da Associação de Bartender Internacional e suas variações.

Novidades

Diversidade, tudo o que há de novo para você relacionado a bebidas, drink's e muito mais.

Ferramentas

Para um bom serviço, precizamos de boas ferramentas.

Mixologia

Combinações, criação de receitas entre outros.

Ebook's

Livros, apostilas entre outros textos.

Cursos

Locais onde há vagas para matriculas em curso relacionados na área.

Festas

Noticias de festas que estão agendadas.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bellini

10 cl Prosecco
5 cl purê de pêssego fresco

Despeje purê de pêssego no mixing glass e adicione o vinho espumante. Mexa delicadamente e côe.

Variações:

Puccini (suco de tangerina fresco),
Rossini (morango purê),
Tintoretto (suco de romã fresco).










segunda-feira, 13 de maio de 2013

The Unforgettables

A História do bar

A História do bar, assim como os restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos começam na época das longas viagens comerciais e peregrinações, quando os homens se locomoviam a pé ou a cavalo a grandes distâncias, nasceu então a necessidade de locais onde as pessoas pudessem se alimentar, dormir, reabastecer seus suprimentos e cuidar de suas montarias.



Os estabelecimentos mais antigos de que se tem conhecimento eram as tabernas romanas que serviam refeições, pousada, serviço de quarto e estábulo para acomodar e cuidar dos animais que serviam de transporte. Eram em sua maioria administrados pelos proprietários e os serviços executados por escravos. Foi na mesma época que surgiu a taberna inglesa, onde a diferença principal estava na prestação de serviços, ou seja, a mão-de-obra era contratada e remunerada.


A origem exata do bar não é muito clara, a principal versão e a mais repetida nas publicações é que o termo tenha surgido da palavra francesa “barre”, que significa barra. As tabernas de meados do século XVIII na França possuíam uma barra que tomava todo o comprimento do Balcão, que serviria para evitar que clientes ficassem encostados demais sobre o balcão, ou (uma segunda versão) servir de apoio a clientes muito alcoolizados, o que aumentava a funcionalidade do local. Uma terceira variante seria a de que a barra margearia o balcão, mas em sua parte inferior, com o objetivo de que seus clientes apoiassem os pés.

Dizem que dois estudantes norte americanos, após regressarem ao seu país, fundaram um estabelecimento de venda de bebidas, que tinha uma inovação: uma barra ao longo do balcão, assim como na França. Logo o lugar se diferenciou dos demais, e pouco a pouco, a palavra barre foi disseminada, até chegar ao termo “BAR”. Não demorou muito e a casa estourou de tanto sucesso, e nascendo também o que conhecemos como “American Bar”. Depois disso a evolução dos bares foi muito rápida, devido a divulgação desse tipo de casa por soldados e executivos americanos na Europa.


 
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), percebendo a demanda, tradicionais hotéis começaram a se equipar e montar seus bares, com inúmeras contribuições para a evolução deste tipo de estabelecimento, tornando-o mais moderno e mais dinâmico, chegando a substituir as adegas e antigas tabernas definitivamente!

Restaurante Bar

Esse tipo de estábelecimento é muito comúm nas grandes cidades. Se trata de um comercio especializado em comida e bebidas.

Coffee Bar

Este estabelecimento comporta um serviço de cafeteira muito diversificado podendo também servir tiranas e tostas, torradas, etc.

Pub

Este tipo de bar é de origem inglesa com características muito próprias. Ele tem de um variadíssimo número de bebidas podem servir ainda comidas muito rápidas e simples

Beer Bar

Em Portugal este tipo de estabelecimento é denominado por cervejaria. No seu serviço de bebidas é a cerveja que mais se destaca.

domingo, 12 de maio de 2013

Vídeo Bar

Este estabelecimento é uma criação muito recente, apresenta como novidade um ecrã gigante ou não, no qual se podem ver filmes, enquanto se vai tomando uma bebida e saboreando as imagens que se visualizam.

Sandwich Bar

Este tipo de bar comporta no seu serviço uma grande e vasta variedade de sondes, para além das bebidas que pode servir.

Milk Bar

É mais um estabelecimento que defende a especialização, sendo o seu forte em bebidas que contenham leite Servindo leite simples ou em composições, dependendo do gosto dos seus clientes.

Wine Bar

É um estabelecimento especializado na venda de todos os tipos de vinhos, quer a copo, quer em garrafa, podendo também servir outros produtos.

Este tipo de bar enquadra-se perfeitamente dentro do nosso país, visto que somos grandes produtores de vinhos e de vasta variedade.


American Bar

O American Bar é o bar tradicional, geralmente configurado com um grande armário para exposição das bebidas, um balcão com banquetas, além de mesas para que os clientes possam ter mais conforto. A montagem do salão deve sempre estar voltada para o centro do balcão do bar, local onde o barman trabalha. O barman é a grande atração do American Bar, sendo responsável pelo preparo dos drinks e coquetéis, bem como pela montagem das bandejas que são levadas pelos garçons. Um bom barman deve ter um amplo conhecimento sobre vários tipos de bebidas e preparo de coquetéis.

sábado, 11 de maio de 2013

Swimming Pool Bar

É um bar que se situa junto de uma piscina dando apoio à mesma. Para além de bebidas, o tipo de serviço prestado comporta ainda um serviço de chá, batidos, Sandwich quentes ou frias, saladas, gelataria, etc....

Piano Bar

Tal como o próprio nome indica é um estabelecimento com um piano, que proporciona musica ambiente, tem uma decoração requintada e luxuosa, conclusão por vezes assemelha-se ao Cocktail Bar.

NightClub / Boáte / Dancing Bar

A este tipo de estabelecimento também pode ser chamado de discoteca. São locais muito frequentados por jovens que procuram divertir-se ao som de um grupo musical ou ao som dos disc jockey's (DJ's).

Cocktail Bar

É uma secção de um hotel embora se possa encontrar este tipo de bar como unidades independentes. Neste estabelecimento, servem-se todas as bebidas, simples ou compostas.

Video Receita

Barman Freestyle

Barman Classico

Taças Dry



 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

ALEXANDER

INGREDIENTES

- 1/3 de brandy

- 1/3 de creme de cacau

- 1/3 de creme de leite

- Noz moscada

MODO DE PREPARAR
 
- Bata os três primeiros ingredientes na coqueteleira

- com três pedras de gelo e coe;

- Sirva em um copo short drink;

                                                        - Pulveriza noz moscada ralada.

Tequila Sunrise

INGREDIENTES


- 3/10 de tequila
- 6/10 de suco de laranja
- 1/10 de grenadine
- 1 fatia de laranja
- 1 cereja


MODO DE PREPARO


- Monte num copo long drink, com gelo, a tequila e o suco de laranja;
- Acrescente o grenadine por último, sem misturar;
- Decore com a laranja e a cereja;
                                                   - Sirva com canudo

On-The-Rocks

Também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350 ml.

Clássico copo para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para vários coquetéis, como o próprio old fashioned. Tem de 180 à 350 ml.

Margarita

Copo específico para se servir o coquetel margarita, principalmente se for frozen. Em algumas marcas a haste tem o formato de um cacto. De 350 à 500 ml.

Fronze Glass

Copo feito sob medida para servir coquetéis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decorações e pode ser substituido pelo baloon, menos usado atualmente. 450 ml.

HighBall (Long Drink)

É o tradicional copo long drink para servir bebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo e adicionando-se club soda, água, refrigerante ou suco. Os mais esguios são chamados de collins, numa referência à família de drinques do mesmo nome. 250 à 410 ml.

Dry Martini

A tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássicos. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 à 180 ml.

Copo Balloon (Brandy snifter)


Algumas vezes esta denominação é utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo versátil servindo desde coquetéis, cervejas até vinhos. Atualmente, para coquetéis o copo do tipo hurricane é mais utilizado.

O nome é uma alusão ao ato de de se inalar os aromas do cognac e outros brandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta e o bojo arredondado de modo que a palma da mão possa aquecer o copo e assim desprender o bouquet da bebida. Atualmente os produtores de cognacs têm direcionado o seu marketing para que se beba estes famosos brandies também com gelo, como é comum nos EUA. Neste caso o copo mais apropriado seria um on-the-rocks. É também conhecido como copo napoléon. Com tamanhos desde 100 até 1.500 ml.

Copo Americano


É o copo do povão, com todo o respeito. Para se tomar uma boa cerveja na "padoca" o copo americano é indispensável. Muito usado em bares e casas.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

A ARTE DA MISTURA (MIXING)

O que é MIXOLOGIA?
 
Mixologia é o estudo da história, das técnicas e das combinações de ingredientes aplicados à coquetelaria. O mixologista (Profissional que estuda e aplica a mixologia), Não se conteta somente em reproduzir.

Sempre respeitando o histórico e a tradição dos coquetéis, ele investiga a receita, analisa as técnicas e as combinações dos ingredientes, executando com excelência os coquetéis já    existentes e criando novas receitas.

 Para exemplificar, uma fruta não precisa ser utilizada somente em forma de suco em um coquetel, o mixologista explora várias formas de extrair melhor o sabor e características dela. Além do suco, pode-se utilizar essa fruta em forma de infusão, de purê, de chá, de xarope, entre outras formas.                                                                                                                                   Além de explorar os ingredientes diversos, ele investiga o método de preparo, as bebidas, os copos, o gelo e a forma como o coquerel será servido ao cliente.                                                                                                         Tornou-se muito comum os mixologista modificarem ou prepararem as bebidas que utilizarão em seus coquetéis. Fazem infusões de ervas, frutas e especiarias em diversas bebidas, como a vodca, o rum, a tequila, a cachaça, dentre outros; e criam xaropes e purês, elabora, licores, bitters, chás etc...
 
 
 
Resumindo, a mixologia vem mudando a forma de misturar as bebidas e de apresentação dos coquetéis aos clientes.
 
 
 

terça-feira, 30 de abril de 2013

Cocktails Estimulantes físicos


São cocktails preparados com
ingredientes que tem por finalidade aquecer o corpo. São
compostos por destilados, chás, café, chocolate, mel, leite
quente, canela, noz-moscada, cravo-da-índia, recomendados
para dias frios.

Cocktails Nutritivos

São cocktails em que usamos em sua composição

ingredientes com alto teor calórico tais como: ovos, cremes,

açúcar, mel, leite, chocolate, xaropes, vinhos fortificantes,

etc.

Cocktails Refrescantes

Preparados normalmente com destilados,

sucos de frutas, licores, refrigerantes, águas gaseificadas e

muito gelo. São ideais para dias muito quentes de verão, seja

na praia, na piscina ou mesmo curtindo uma gostosa noite

acompanhando petiscos.

Cocktails Digestivos

São cocktails preparados com componentes que

ajudam na digestão dos alimentos. Entram em sua composição

destilados, açúcar, licores, cremes, etc.

Cocktails Estimulantes do Apetite



São cocktails com sabor seco, amargo

ou ácido devendo ser servidos antes das refeições.

Normalmente são preparados com bebidas destiladas, “bits”,

suco de frutas ácidas, vermutes, e pequenas quantidades de

açucar.

Cocktails Montados

São os cocktails que em sua composição há

ingredientes de densidades diferentes ou semelhantes. Estes

cocktails são preparados nos próprios copos onde serão

servidos. São bebidas com visuais às vezes muito exóticos.

Seus componentes devem ser colocados um a um, criando um

visual bonito.
 
Exemplos: Negroni, Old Fashioned, Pousse, Coffee, Tequila Sunrise, Black Russian.

Cocktails Mexidos



São cocktails cujos componentes têm entre si

densidades muito semelhantes, bastando para isso mexê-los

para misturá-los.
 
Exemplos: Dry Martins, Manhattan, Rob Roy, Gibson.

Cocktails Batidos



São os cocktails cujos componentes têm diferentes

densidades entre si, por isso é necessário batê-los para

misturar melhor.
 
Exemplos: Alexander, Whisky Sour, Daiquiri, Piña Colada.

Hot Drinks


 São bebidas servidas em copos especiais, tendo

como finalidade principal, aquecer o corpo. São bebidas

apropriadas para dias mais frios.
 
Exemplos: Irish Coffee, Ron, Grog, Hot Egg Nog

Long Drinks


São bebidas servidas com copos grandes, tendo

geralmente em sua composição um destilado misturado a

licores, sucos de frutas, refrigerantes e águas gaseificadas

com muito gelo.

Exemplos: horses Neck, Tom Collins, Screw, Driver, Gin Tônica

Short drinks

São bebidas servidas em copos pequenos, podendo

ser aperitivos ou digestivos, variando conforme sua receita.

Exemplos: Dry Martini, Margarita, Manhattan, Alexander, Rusty

Nail